A importância do manual do proprietário para as construtoras


Por Jean Ferrari*

Na indústria da construção civil, um dos elementos cruciais para garantir a satisfação e a qualidade dos empreendimentos é o manual do proprietário.

Esse documento desempenha um papel fundamental ao fornecer informações relevantes e orientações aos compradores de imóveis, assegurando a correta utilização, manutenção e preservação das edificações.

Com conhecimento sobre os cuidados regulares necessários para garantir a durabilidade e o bom desempenho dos sistemas e materiais presentes na edificação, os moradores geram menos chamados de assistência técnica por ocorrências que poderiam ter sido evitadas e, assim, trazem menos dor de cabeça para as construtoras.

O manual do proprietário deve conter informações básicas sobre o empreendimento, como nome, número de registro, data do início e conclusão das obras e contatos da construtora.

Além disso, também devem constar informações técnicas como número de pavimentos e unidades, áreas comuns, sistemas componentes – elétrico, hidráulico, gás e segurança, entre outros.

Prazos e termos de garantia e dados sobre segurança no empreendimento também devem constar no manual. Porém, ainda mais importante que as informações técnicas obrigatórias é a forma como a construtora pode se beneficiar do uso do manual.

Ao fornecer um documento abrangente e detalhado, a construtora demonstra transparência e comprometimento com a qualidade de sua construção. Isso ajuda a instituir confiança com os clientes e fortalecer a reputação da construtora.

Quando bem elaborado, o manual fornece instruções claras sobre o uso e manutenção adequados da propriedade.

Assim, ao instalar móveis e eletrodomésticos em um apartamento, por exemplo, o morador — ou o profissional que for executar o serviço — tem acesso ao melhor padrão de furos nas paredes ou como consertar uma torneira com vazamento, evitando perfurar um cano.

Com esse detalhamento, o proprietário do imóvel tem um direcionamento mais assertivo para realizar melhorias no ambiente.

Com maior visibilidade sobre a estrutura interna, como encanamento e tubulação, o morador fica sabendo como manter o imóvel da melhor forma e os cuidados para sua durabilidade.

Já a construtora pode contar com segurança jurídica, oferecendo formalmente informações essenciais sobre os cuidados necessários com a propriedade, o que evitará danos ao longo do uso, por meio de manutenção especializada.

Maior conhecimento sobre a estrutura leva a menos reclamações. E menos reclamações e problemas significam menos custos para a construtora.

Para revolucionar a disponibilização de informações para os proprietários e facilitar a consulta a qualquer momento que tenham necessidade, a tendência é de fornecimento do manual do proprietário de forma digital.

Via QR Code, o morador pode consultar o documento pelo celular, garantindo a redução de despesas com impressão e desperdício de papel, tornando a construtora mais sustentável.

Para além da economia de recursos, a iniciativa vai ao encontro da tendência ESG e ajuda a fortalecer a governança da construtora e sua transparência.

Em resumo, o manual do proprietário é o caminho para que a construtora se beneficie com o fornecimento claro e compreensível de informações, gerando uma experiência única ao cliente.

Assim, torna-se possível mantê-lo conectado e criar um relacionamento de confiança, reduzindo custos de pós-obra com precisão de informações sobre tubulações, sistemas construtivos, manutenções e garantias.

*Jean Ferrari é CEO da FastBuilt, startup que desenvolve soluções de automação para a construção civil


Voltar

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES